“Será que sabes tudo sobre alimentação? - Mitos da alimentação", foi o nome da sessão de educação alimentar apresentada aos alunos do 9.º ano, nas aulas de ciências. Desmistificamos alguns dos mitos mais comuns da alimentação e abordamos algumas das regras para uma alimentação saudável.
Alguns dos mitos abordados foram:
1. Beber água durante a refeição engorda?
Beber água durante a refeição não engorda. A água não tem macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono, gordura) e por isso não tem calorias. Para além de hidratar o organismo, beber água durante a refeição poderá auxiliar na digestão e promover a saciedade mais rapidamente e assim ajudar a manter um peso saudável.
Devemos beber cerca de 1,5 L a 2 L de água por dia.
2. Os alimentos ricos em hidratos de carbono (pão/batata/arroz/massa) engordam?
Não há nenhum alimento que engorde. O que nos faz engordar é o excesso de calorias consumidas. Quando há um equilíbrio entre o que comemos e o que gastamos, não engordamos.
Os alimentos ricos em hidratos de carbono (pão, arroz, massa, batata) são componentes importantes de uma alimentação saudável, quando consumidos em quantidades adequadas. Estes promovem a saciedade, são de fácil digestão e contêm vitaminas do complexo B e minerais que ajudam a regular o funcionamento do organismo.
Devemos consumir cerca de 4 a 11 porções de hidratos de carbono por dia, dependendo da idade (as crianças deverão seguir-se pelo limite inferior e os adolescentes pelo limite superior).
Nota: 1 porção de hidratos de carbono corresponde a um pão (50 g), uma batata de tamanho médio (125 g), 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço não açucarados (35 g), 4 colheres de sopa de massa cozinhados (110g) ou 2 colheres de sopa de arroz em crú (35 g).
3. As gorduras são nocivas para a saúde?
As gorduras não são necessariamente nocivas para a saúde. O seu efeito nocivo ou benéfico, depende do tipo e da quantidade de gordura consumida. As gorduras polinsaturadas, como o azeite, óleo de girassol, a gordura do peixe, são benéficas para a saúde: são constituintes das membranas celulares, contêm vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), regulam o calor, protegem os órgãos de acções mecânicas, participam em processos de defesa do organismo (ómega-3 e ómega-6, presentes na gordura do peixe), poderão auxiliar a diminuição dos níveis de colestrol LDL ("colesterol mau") e melhorar os níveis de colesterol HDL ("colesterol bom").
4. O café descafeinado não tem cafeína?
O café descafeinado contém cafeína. Uma chávena pequena de café descafeinado tem cerca de 8 a 30 mg de cafeína (dependendo da marca e do lote de café) e uma chávena pequena de café contém cerca de 150 mg de caféina.
O café consumido com moderação é benéfico para a saúde: estimula a concentração, ajuda a prevenir a Diabetes Mellitus tipo 2, poderá ajudar na perda de peso e melhorar o desempenho físico.
Sem comentários:
Enviar um comentário